Os momentos que atualmente vivemos exigem de todos nós uma das mais importantes capacidades do Ser Humano … a Resiliência! O inimigo instalou-se e já mora dentro e entre nós. Camufla-se e ataca em silêncio, deixado-nos confusos, amedrontados e quase sem capacidade de resposta. Agora “pouco” há a fazer, mais do que agir com o maior civismo possível, cedendo aos apelos para que TODOS nós fiquemos em casa!

Já estamos a sofrer e provavelmente sofreremos ainda mais durante e sobretudo após o tsunami que este vírus fez abater sobre as nossas vidas. Será por isso a nossa capacidade de Resiliência enquanto sociedade, sobretudo a dos mais jovens, que fará toda a diferença quando esta catástrofe terminar.

Ser Resiliente é a propriedade dos corpos que voltam à sua forma original, depois de terem sofrido deformação ou choque, ou seja a capacidade de um Ser Humano recuperar de situações de crise e aprender com elas. É ter a mente flexível e o pensamento otimista, com metas clara e a certeza de que tudo passa.

É por esta razão que a educação para o Sonho das novas gerações é de primordial importância, pois não há sonho (não confundir sonho com objetivo) que se concretize sem uma enorme dose de Resiliência. Ser resiliente é muito mais do que ser-se persistente. Pode-se persistir em situações positivas ou em situações que não nos levam a lado nenhum. A Resiliência manifesta-se apenas em momentos de grande dificuldade, perda ou infortúnio, permitindo a aquele ou aquela que passam por essa experiência, enfrentar a nova realidade com motivação renovada, com mais sabedoria, com objetivos bem definidos e a certeza que tudo passa.

Ensinar para o Sonho é muitas vezes visto como uma tolice, mesmo dentro das escolas onde isso acontece, pois o que conta são as métricas e o Sonhadorismo não é palpável. Não cabe numa qualquer pauta de avaliação nem adiciona décimas à famigerada média de entrada na Universidade.

No entanto em momentos como este, em que as vidas de todos nós sem exceção, estão em pausa e a incerteza é aquilo que temos de mais certo, tudo o que é palpável conta muito pouco.

Agarre-mo-nos às nossas paixões e vivamos estes momentos alimentados pela crença inabalável de que após a lama deste tsunami secar, seremos Resilientes o suficiente para encarar todas as adversidades e ainda irmos a tempo de conquistar os nossos Sonhos!

Até Lá … #KeepDreaming

Texto Escrito por Rui Loureiro Mentor do Projeto Sonhadorismo.