A Importância de Educar para a Paixão

Educar para o sucesso… ou educar para a Paixão?! Á partida estes dois conceitos estariam umbilicalmente conectados, certo? Nem sempre….


Na nossa sociedade a paixão é muitas vezes posta de lado, precisamente porque na cabeça de muitos ela pode fazer perigar o sucesso. O Sonhadorismo defende e já por diversas vezes o provou, que incentivarmos as nossas crianças e jovens a investirem nas suas paixões, faz deles diferentes, únicos, não copiáveis e acima de tudo donos dos seus destinos! Se permitirmos que invistam o tempo necessário até serem mestres de algo que criem, estejam onde estiverem, façam o que fizerem, a mais valia estará sempre do seu lado. E isso é tão importante, porque é o salvo conduto de todos aqueles que ousem trilhar esse caminho, para que nunca tenham de fazer ou aceitar algo que não esteja alinhado com os seus valores e propósito!


No outro dia assistia a um bloco de notícias na TV, algo que desde de que fui Pai é tão raro como deitar-me a acordar na mesma cama, despertou-me a atenção uma notícia sobre um grupo de migrantes barrado na fronteira entre o México e os Estados Unidos. Chegados ali, aquele grupo de centenas de Seres Humanos, viu a sua entrada nos Estados Unidos negada, tendo de esperar por tempo indeterminado a decisão de lhe ser ou não atribuído o visto de asilo. As temperaturas naquela região eram escaldantes e as entidades Mexicanas decidiram “alojar” aquelas centenas de Seres Humanos debaixo de um viaduto, cercado por grades, pois pelo menos ali estariam à sombra. Sem as mínimas condições de dignidade ali estavam homens, mulheres, crianças e velhos. E a vigiá-los uma guarda fronteiriça Norte Americana, que escudada pelos seus óculos escuros, fingia não ver a atrocidade que a poucos metros dela era cometida.

Fiquei a pensar como é que alguém durante dias, semanas ou até mesmo meses, pode diariamente desempenhar as suas responsabilidades profissionais, naquelas circunstâncias. Como pode um Ser Humano ser o guarda de outros que sofrem e se sujeitam a situações tão humilhantes? Possivelmente porque também ela tem família e sem aquele trabalho perde o seu sustento.

É precisamente para que não haja no futuro qualquer Ser Humano que por necessidade aceite ser o garante da miséria do seu semelhante, que educar para a paixão é tão necessário!

Até lá …. #KeepDreaming

Texto da Responsabilidade de Rui Loureiro Mentor do Projeto Sonhadorismo