Que ligação poderá haver entre o Sonhadorismo e as Organizações?! De que forma o Sonho pode ser usado como combustível para alcançar os resultados e objectivos de uma organização? Muitas vezes tende-se a analisar as organizações como “objectos”, entidades materiais compostas por peças, sistemas, máquinas, estruturas, esquecendo-se que toda e qualquer organização é composta por PESSOAS! Sempre que uma organização falha em concretizar os resultados ou objectivos propostos, geralmente a primeira reflexão é : “o que podemos nós mudar ou substituir para melhorar a nossa performance?” Um novo sistema de gestão de vendas?…, uma nova política e serviço de gestão da relação com os clientes?….,  uma nova máquina que nos permita produzir mais e mais rápido? Estes são geralmente os focus de quem lidera uma organização, no sentido alterar o que está menos bem. Possivelmente pensa-se em contratar alguém para chefiar um departamento que está a produzir menos do que o esperado, ou contrata-se uma consultora para analisar e propor um novo modelo, pensado muitas das vezes de fora para dentro… mas e as pessoas?! Aquelas que na base da organização todos os dias garantem o funcionamento da mesma?
Ainda estudante trabalhei naquela que era à época a maior empresa de actividades outdoor do País. No inicio dos anos 2000 as acções de Team Building estavam muito em voga, sendo vistas como a melhor ferramenta para aumentar os índices de união, motivação e produtividade das empresas. Participei em centenas dessas acções, muitas delas verdadeiramente gigantescas, com milhares de funcionário de organizações como a TAP, Millenium, PT, EDP ou o extinto BES. Mas em todas elas eu me perguntava…” alguém perguntou a esta gente se  quer aqui estar?!”. Invariavelmente vários grupos chegavam tarde, mal dispostos, sem motivação, numa atitude de “vamos despachar isto e beber uns copos para o hotel”. De início censurei essa atitude, mas mais tarde percebi que muitas daquelas pessoas não tinham qualquer interesse por aquele tipo de actividades, muitas delas passavam a semana quase sem tempo para estar com a família, e que aquele fim de semana representava mais tempo de ausência….. ou seja ninguém lhes perguntou se queriam estar ali, quais eram os seus interesses, motivações ou desejos.
Implementar um programa de sonhadorismo numa organização implicaria conectar as pessoas, os seus objectivos e as suas motivações com a empresa. De que forma a empresa ou organização poderá facilitar o alcançar desses sonhos? De que forma esses sonhos poderão ser desenvolvidos dentro e para a empresa? De que forma trabalhando em grupo se poderá alcançar esses sonhos? Uma organização ao promover o Sonhadorismo, estará a extrair o que de melhor cada um tem para oferecer. Passará a mensagem de que valoriza cada um enquanto indivíduo, os seus interesses, motivações e objectivos e que pode ajudar a alcançá-los!  Estará no fundo a assegurar que todo o potencial humano de quem faz parte da sua empresa ou organização, é colocado ao serviço da mesma. Acima de tudo estará a garantir a felicidade de cada um, sendo que pessoas felizes mudam as organizações e o mundo!
#KeepDreaming