Assiste-se hoje a uma proliferação de projectos, iniciativas e ofertas relacionadas com o dito desenvolvimento pessoal, que empurram todos aqueles que seguem estas tendências para uma ideia de que todos temos de ser Bestiais! Esta é no entanto, uma ideia bastante perigosa! O que é ser bestial?! Para uns pode ser ir para o meio de um cenário de guerra ajudar refugiados, para outros poderá ser simplesmente conseguir dar o merecido valor  à vida simples que têm.
Esta ideia de que todos podem e devem mudar o mundo, que todos estão destinados a empreender projetos que suscitem o interesse dos media, é errada e perigosa, pois nem todos temos os mesmos skills, vontades e expectativas. São precisamente estas falsas e desajustadas expectativas, que cada cria de si próprio, que podem conduzir a estados de ansiedade, stress, desmotivação e baixa auto-estima.
Recordo aqui a opinião que Ricardo Araújo Pereira uma vez partilhou sobre os oradores motivacionais da nossa praça. Disse o humorista que a mensagem desses auto proclamados motivadores, era a de alguém que perante uma rã sem pernas lhe grita “salta, salta, salta” e a pobre rã, apesar da muita vontade em saltar, sem pernas nunca o conseguirá fazer.
Numa sociedade que privilegia tão pouco o interior de cada um, e em que o exterior e o material servem como cartão de visita, é fácil cair-se na tentação de pensar que aquilo que somos não chega para inspirar os outros! Se não se sente motivado (a) para largar tudo e ir para o Nepal gerir um orfanato, não precisa de se culpar!
No Sonhadorismo não há sonhos grandes ou sonhos pequeninos, não há grandes sonhadores ou pequenos sonhadores.  Um Pai ou uma Mãe felizes consigo próprios e 100% dedicados ao amor da sua família, são tão ou mais inspiradores do que aquele que sozinho enfrentou o mundo por uma causa humanitária.
A grande máxima do Sonhadorismo, é a de que cada um deve perseguir ou manter o sonho que o faça sentir realizado consigo próprio e acima de tudo autêntico, pois é na genuinidade que reside o maior poder de inspiração!
#KeepDreaming