Nada do que nos rodeia é estático! A natureza, o mundo, o cosmos, a vida, tudo evolui, tudo se transforma, tudo se adapta! No entanto a nossa sociedade foi construída segundo um conceito estático e hermético, em que a sensação do “para sempre” é sobrevalorizada.
O casamento, as amizades, o emprego, a carreira, a casa onde vivemos, são idealizadas tendo em conta este conceito do “para todo o sempre”.  Quando confrontados com um qualquer acontecimento que questione ou ameace esta ideia de imutabilidade nas diversas áreas da nossa vida, ao invés de aceitarmos e  nos adptarmos, abrindo espaço a um novo futuro , tendemos a lutar com todas as nossas forças para manter o passado.
Eu gosto de pensar na vida como ciclos. Quando algo acaba ou me começa a provocar más sensações, é sinal de que esse ciclo terminou. Obviamente o fecho de um ciclo não é de um dia para o outro, envolve muitas vezes o sentimento de relutância, perda, incerteza e vulnerabilidade, mas se nos apercebermos de que esse ciclo se está a fechar e começarmos lentamente a preparar o emergir de um novo futuro, não só diminuímos todos esses fatores, como estaremos preparados para quando o mesmo terminar.
Acontece muitas vezes pensarmos “mas como é que tendo eu  o mesmo ou mais do que no passado, já não me consigo sentir realizado?” . Isso acontece porque à nossa volta tudo evolui, muda e adapta, e o Ser Humano que antes se satisfazia ou realizava com uma certa circunstância também ele evoluiu.
O segredo para lidar com esta constante evolução externa e interna, reside exactamente na nossa capacidade de adaptação! O sabermos que somos capazes de nos adaptar, permite-nos não só olhar o futuro com confiança, bem como vivermos o presente no seu todo, pois deixaremos de viver com a preocupação do “se”. E “Se” amanhã não tiver dinheiro para pagar esta casa? E “Se” eu perder este emprego? E “Se” o meu casamento correr mal? E “Se” ……….. Sabermos que somos capazes de enfrentar os desafios da vida, sejam quais forem as circunstâncias em que nos encontramos, representa uma superior manifestação de liberdade!
Bruce Lee descrevia a capacidade adaptação melhor do que ninguém, tomando-a como lema de vida!

“Be Formeless, Be Shapeless…. Like Water! You put water in to a cup and becomes a cup, you put water in to a bottle and become a bottle, you put water into a tea pot and become a tea pot! The Water Can Flow an The Water Can Crash! Be Water My Friend”

#KeepDreaming