Numa das últimas Ted Talks a que assisti, o orador descrevia a aventura de ter viajado ininterruptamente durante 5 anos praticamente sem dinheiro poupado, para além do necessário para deixar a sua Croácia Natal.
O seu testemunho caminhava para o “cliché” normal nestas situações, quando com algum humor à mistura, o protagonista desta aventura, confessou que quase desistiu do seu sonho, após ser avisado centenas de vezes de que era preciso ter cuidado!
“Viajar na Croácia ainda vá que não vá…. mas logo que atravesses a fronteira, nada poderá garantir a tua segurança!” diziam conhecidos e desconhecidos com quem partilhava o seu sonho. Todos o alertavam para o quão perigoso o mundo é, em especial o Povo Sérvio, com quem contactaria logo após atravessar a fronteira!
Estes avisos tantas vezes repetidos fizeram-no tremer…..questionar e adiar inclusivé a sua partida. Para mais, os media relatavam cada vez mais situações de atentados e terrorismo pelo mundo fora. No entanto, sentia dentro de si uma confiança e  um desejo tão fortes que não poderia ignorar!
Atravessada a fronteira e após constatar o quão amigável e hospitaleiro era o povo Sérvio, decidiu partilhar a ideia que os Croatas tinham dos seus vizinhos. Os Sérvios por sua vez diziam que era um disparate os Croatas pensarem isso deles. Afinal eram povos irmãos! Agora dos Búlgaros……. o próximo povo do outro lado da fronteira……aí sim poderia ser perigoso…..
Na Bulgária após ser tratado como Rei, decidiu contar a mesma história. “Perigosos?! Nós?! Respondiam os Húngaros? Como podem pensar isso de nós?! Afinal somos todos Povos dos Balcãs… Agora dos Turcos?…..
E assim foi sucessivamente sendo avisado pelos Turcos sobre os Paquistaneses, dos Paquistaneses sobre os Afegãos dos Afegãos sobre os Indianos……… sem que no entanto nada acontecesse, a não ser um mundo de experiências e pessoas inesquecíveis!
Este testemunho faz-nos pensar que a grande maioria dos nossos receios, medos, bloqueios, apesar de reais são amplificados pela sociedade de forma a manter um status quo da nossa sociedade que serve os interesses instalados.
Os medos e receios são difundidos de forma a que as pessoas se acomodem a um mal menor, como se tivéssemos de agradecer a vida que temos mesmo que não nos preencha, porque na “realidade” o Mundo é perigoso e muitos vivem bem pior que nós.
 Aqueles de quem esperamos uma palavra de encorajamento, são muitas vezes os primeiros a não apoiar-nos. São tantas as vezes que desistimos dos nossos sonhos, que quando vemos alguém decidido a concretizá-los, inconscientemente desejamos que isso não aconteça, para que não tenhamos de lidar com a nossa própria falta de coragem.
Não será igualmente nos media, ou nas organizações que frequentamos e lidamos que encontraremos essa voz de encorajamento. Essa voz encontra-se dentro de nós!
O que te diz essa Voz?!
Apenas temos de a escutar lá no fundo dos ruídos da nossa consciência e deixarmo-nos guiar pela sua sabedoria!
#KeepDreaming