Sempre que alguém me tenta explicar qual a mensagem que entende ser passada pelo Sonhadorismo, salvo raras exceções, referem-se á ideia de concretizar um sonho. Após quase 5 anos de Sonhadorismo, cada vez fica mais claro para mim, que não se trata de alcançar um sonho, mas sim de nos conectarmos com as nossas paixões, com os nossos interesses, com o que nos faz verdadeiramente felizes e preenchidos.

Os sonhos vão-se alterando, adiando, nascendo, morrendo, mas as paixões estão sempre lá! Se pensarem bem, seremos poucos aqueles que ainda hoje mantemos os mesmos sonhos de quando tínhamos 10 anos. Provavelmente os que sonhavam ser Astronautas hoje sentem-se felizes a ser outra coisa qualquer, mas continuarão seguramente a sentir-se apaixonados pelo espaço. Aqueles que queriam ser jogadores de futebol, provavelmente perceberam que o talento não era assim tanto, mas continuam a não resistir a assistir ao jogo do seu clube de coração ou a vibrar com o golo marcado pelo seu filho ou filha! Os que Sonharam ser veterinários sendo hoje, professores, vendedores ou enfermeiros, nutrirão ainda uma enorme paixão por animais.
Ou seja, as paixões e os interesses é aquilo que nos acompanha ao longo da vida e que na maioria das vezes se mantém inalterado.

Por isso, o sentir-mo-nos mais felizes e preenchidos, com um maior propósito na nossa vida, passa muito mais por encontrar formas de nos conectarmos com as nossas paixões de forma regular, do que propriamente estabelecermos Sonhos. Até porque a concretização de Sonhos não deverá ser em si só um objetivo, mas sim uma consequência do desenvolvimento das nossas paixões e interesses. Um Sonho depois de concretizado, corre um enorme risco de rapidamente ser substituído por outro, sendo que a paixão se mantém.

E depois há as promessas que aqueles que vão concretizando sonhos recebem daqueles que geralmente gravitam à sua volta. Muitas dessas promessas nunca se concretizam e os Sonhos sofrem duros reveses, gerando alguma raiva e frustração. Com o sonho a esfumar-se, olhamos para o lado e a Paixão continua lá! É no fundo aquilo que sempre nos resta e que nos motiva a começar tudo de novo. Outra e outra vez!

#KeepDreaming