Sempre que posso opto por caminhar. Há algo no caminhar que me seduz, acalma, que se expande. Muitas vezes dizem-me que escrevo o que essas pessoas pensam, mas têm dificuldade em concretizar. Neste caso aconteceu-me o contrário. Há algum tempo que desejava expressar o impacto que o caminhar tem em mim, mas faltavam-me as palavras … ou o engenho.

Finalmente, certo dia ao ler o livro A Arte de Caminhar de Erling Kagge encontrei o seguinte : “E é precisamente este o segredo que detêm todos aqueles que andam a pé; a vida prolonga-se quando andamos a pé. Caminhar expande o tempo em vez de o fazer colapsar.” E é exatamente isto que sinto.

Numa era em que andamos sempre a correr de um lado para o outro, andar de carro apressa as coisas. Se terminar alguma coisa ás 14h no ponto A, e me desloco de carro, chegando ao ponto B pelas 14.10h, estarei automaticamente ocupado passado 10 minutos. É como se o cérebro se viciasse nesta constante e incessante busca por algo para fazer. Ora, se optar por ir do Ponto A ao Ponto B a pé, demorarei cerca de 20 a 25 minutos e durante esse tempo serei livre para não fazer nada mais do que simplesmente … andar! E assim ganhamos tempo. Expandimos o nosso tempo.

Por isso me inquieta tanto o facto de as nossas crianças hoje terem tão poucas oportunidades para andar a pé. Os pais apressados, levam-nas de carro para todo o lado. De manhã para escola, à tarde da escola para o treino, do treino para casa. Ao fim de semana de carro para o parque dos baloiços ou para a casa dos avós ou para a festa de anos, num qualquer centro comercial de festas infantis. E assim vamos vendo as nossas crianças de olhar baço, espreitando o mundo através de uma janela.

Desde a algum tempo que tenho optado por levar os meus filhos à escola de autocarro, descobrindo com isso coisas maravilhosas. Começando desde logo pela caminhada até à paragem. Tempo de qualidade com eles, impossível de se conseguir quando vamos de costas e concentrados no trânsito, por muito que fabulasticamente algumas pessoas nos façam crer que os momentos passados com os nossos filhos dentro dos carros, possam ser os melhores do mundo.

Olhar os olhos de uma criança através de um espelho retrovisor, nunca se comparará ao brilho no olhar de uma criança que vê o jogo, “a cor do próximo carro é”, interrompido pela chegada do monstro amarelo à paragem!

#KeepDreaming

Texto da Autoria de Rui Loureiro, Mentor do Projeto Sonhadorismo