“The man who walked around the World”
Aos 14 anos, em 1819, o pai de John faleceu e apesar de a sua família ter alguns terrenos em sua posse, a vida não ficou fácil para o jovem adulto (com esta idade e no século XIX já podia assim ser considerado).
A família felizmente conseguiu vender esses terrenos e abriu uma loja (mercearia) com o seu nome na porta – John Walker – uma grande responsabilidade para o pequeno, não? Ainda assim, nada disso o amedrontou. Nessa época, os agricultores tendiam a misturar vários tipos de maltes na tentativa de conseguirem oferecer aos seus clientes o melhor licor ou whisky possível, mas o problema é que todas essas misturas eram um pouco, digamos, inconsistentes. Mas isso não era suficiente para Johnnie.
Então, John, começou arduamente a trabalhar para conseguir encontrar a mistura perfeita e consistente e então começou a comercializar o whisky de sua produção com o nome de “Walker’s Kilmarnock”. Mas foi já com os seus filhos Edward e Alexander que a empresa começou a expandir-se porque ser o melhor produtor da Escócia não era ambicioso o suficiente para eles. E assim conseguiram convencer os navegantes e comerciantes de Glasgow a funcionar como “empresários” do seu produto e desenvolveram um design novo para as garrafas de forma quadrangular e com o rótulo a precisamente 24 graus – ridículo não? Não. As garrafas quadradas significavam menos quebras e o ângulo novo permitia um maior tipo de letra e assim conseguiram chegar a 120 países com uma rapidez fulgurante.
–E tudo isto começou com um pequeno rapaz de Kilmarnock (Escócia) que “simplesmente” tinha um brilho nos olhos e um fogo na barriga – “a glint is his eyes and a fire in his belly”
Imortalizado por figuras célebres da televisão, celebrado por pessoas em todo o lado nos dois conflitos mundiais (1ª e 2ª Guerra Mundial) que atravessou, passando pelos palácios da aristocracia, faltava a distinção mais alta que no Reino Unido pode ser atribuída a qualquer pessoa/entidade no Reino Unido – the Royal Warrant – que o rei George V atribuiu ao whisky; não há como ir mais longe, não é? Enganam-se.
O seu slogan “Keep Walking” é utilizado por movimentos pró-democracia em várias partes do mundo e chegados à década de 90, às já conhecidas Red Label e Black Label foram acrescentadas a Green Label, Gold Label, e maior delas todas – Blue Label.
Parece que a marca e o legado continuam a andar (Keep Walking) e não parecem mostrar sinais de quererem parar. E tudo isto começou com um pequeno rapaz de Kilmarnock (Escócia) que “simplesmente” tinha um brilho nos olhos e um fogo na barriga – “a glint is his eyes and a fire in his belly” – e esta é a história do whisky Jonnhie Walker.
Texto da Autoria de Diogo Rodeiro Colaborador e Gestor de Conteúdos do Projeto Sonhadorismo.
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