Uma das grandes premissas do Sonhadorismo, é a importância da conexão com as nossas motivações intrínsecas, de forma  a construirmos uma vida mais plena e capaz de influenciar o meio que nos rodeia de forma mais positiva e sustentável. Há pessoas que ouvem ou lêem alguém a dizer isto, e pensam logo “ah…isto não é pra mim…tenho uma vida tão normal que não sou capaz de inspirar ninguem!”.
No entanto muitos de nós desconhecem o infinito  poder que todos temos para inspirar aqueles que nos rodeiam. Para tal basta um sorriso, uma atitude positiva sobre a vida, uma felicidade que venha de dentro e não daquilo que acabámos de comprar. Pessoas simples são muitas vezes as mais inspiradoras.
A verdadeira mudança para um mundo melhor, reside exactamente na capacidade de cada um de nós se conectar e promover os seus valores e interesses intrínsecos. Ou seja, tudo aquilo que nos faz verdadeiramente felizes, e capazes de estar horas, dias ou semanas a trabalhar com um sorriso nos lábios. A conexão e promoção dos valores intrínsecos, desenvolvem não só o bem estar pessoal, social e ecológico, como imuniza as pessoas contra o capitalismo. Quanto mais promovemos e nos conectamos com os nossos valores intrínsecos, mais diminuem os impulsos materialistas, que mais não são do que um escape, para uma sensação de vazio que muitas vezes sentimos pela “pressão” a que somos sujeitos pela sociedade. Conectarmo-nos com os nossos valores intrínsecos, significa por exemplo, passar mais tempo com aqueles de quem gostamos, ocupar o nosso tempo com tarefas que nos preencham, realizar acções de voluntariado…….
A promoção de políticas públicas que promovam os valores intrínsecos, são apontadas por algumas organizações, como uma das medidas para a garantia da sustentabilidade da nossa sociedade. Estas políticas permitem que as pessoas se ocupem mais tempo com aquilo que as preenche e sejam capazes de resistir aos impulsos consumistas. Desta forma, podem trabalhar menos, pois necessitam de menos dinheiro para sentirem realizadas, promovendo uma desaceleração insdustrial com impactos positivos não só ao nível pessoal bem como económico e ecológico. Interessante não?!

Conecta-te, Gasta menos e Inspira!

#KeepDreaming