Olá Manuela!

Obrigado pelo seu contacto. Chamo-me Rui Loureiro e sou o criador / mentor do projeto Sonhadorismo, projeto que decidi criar em 2013 precisamente, por através da minha atividade de professor, que na altura desempenhava, ter-me apercebido que os nossos miúdos, na sua maioria não têm qualquer tipo de expetativa na concretização dos seus verdadeiros sonhos.

Não falo daqueles que os Pais, a escola, os amigos, a sociedade no geral lhes incutem. Mas sim os seus VERDADEIROS sonhos. Aqueles sonhos / objetivos capazes de nos levar ao fim do mundo! Apercebi-me nessa altura que na sociedade Portuguesa, existe um problema social completamente ignorado, que é o da falta de capacitaçao dos nossos jovens para o seu potencial individual para a criação de impacto!! Ao longo destes já 4 anos de projeto, sempre que desafio os jovens a criar algo seu, algo com significado, ficam apavorados, pois não têm essas capacidades desenvolvidas. Não são capazes sequer de identificar os seus talentos, de se conectarem com as suas paixões e criarem algo! Ora isto é dramático…. para mais quando se fala tanto em empreendedorismo e se tentam formar jovens empreendedores por decreto. Eu defendo que para desenvolvermos jovens empreendedores, em vez de lhes propormos concursos de ideias de negócio (a que se resumem todos os programas de empreendedorismo escolar), basta que sejamos capazes de lhes dar tempo para se conectarem com os seus interesses e paixões, e proporcionar-lhes as condições para que criem algo com significado para eles. Eu só serei capaz de ser resiliente, de arriscar, de superar os meus medos, de enfrentar a incerteza e vulnerabilidade, se estiver conectado com as minhas paixões e interesses.

Foi com muito gosto que li a sua frase “…e fiquei com a ideia de se conseguirmos contagiar os nossos filhos e dar-lhes a capacidade de sonhar são capacidades quase tão importantes como uma óptima nota a matemática :)”

Digo-lhe que não são quase tão importantes, são tão ou mais importantes!! O Sonhadorismo defende que hoje em dia, para sobressairmos, para conseguir atrair oportunidades, nós temos de ser ovelhas amarelas! E já ninguém se torna numa ovelha amarela, com uma licenciatura, com um mestrado ou mba. Estes títulos devem estar presentes, mas já todas as ovelhas os têm.

O que pode tornar os nossos filhos em ovelhas amarelas, é o facto de em cima disso terem uma história para contar. E a melhor e mais poderosa história que um ser humano tem para contar, é a da conquista do seu próprio sonho! Não concorda ? 🙂

#KeepDreaming

Texto da Autoria de Rui Loureiro, Mentor do Projeto Sonhadorismo