Precisamos de mais Construtores (Sociais)!
Na sua obra totalmente disruptiva e que ainda hoje consegue criar sensação a quem a lê, Max Weber apresenta-nos em “A Ética Protestante e o ‘Espírito’ do Capitalismo” uma visão do indivíduo enquanto Homem como um Ser capaz de nomear a realidade e, embora este seja influenciado pela realidade, ele também é capaz de mudar o significado e o sentido da realidade social, mudando assim a sua ação no mundo social.

Na interação com outros indivíduos partilhamos sentidos, significados e, segundo Weber, podemos dizer que o homem é o único ser com capacidades de nomear todas as coisas. No ato da nomeação, todas as coisas passam efetivamente a existir e se o Homem, que é o ser que realiza a interação, troca de sentidos e ainda nomeia as coisas, podemos dizer que se o Homem não fizer nada, nada mais existirá de novo.
E é baseado nesse pressuposto que o nosso projeto assenta, porque achamos que todos nós somos criadores do nosso “universo social” mas mais, porque achamos que andamos demasiado passivos quanto a isso.
–E porque não, em vez de competirmos, tentarmos fazer diferente?
Mas vejam, este é um livro que foi lançado em 1905 e hoje em dia, continuamos a deixar-nos levar pelo “espírito” do capitalismo em que a concorrência e a competição com os outros é que são os valores a terem de ser levados em conta. E porque não, em vez de competirmos, tentarmos fazer diferente? Essa é a verdadeira solução! Não só em termos lógicos (ora bem, se ninguém faz isto, se calhar vou obter notoriedade – e posteriormente lucro e rendimentos – daqui); mas continuamos a pensar com o mesmo pensamento de sempre, negando algo que Einstein nos disse e ensinou “Não se pode resolver um problema de hoje com o mesmo pensamento de ontem.” e é pegando nesta frase que temos de promover o nosso pensamento diferente, para conseguir construir um amanhã também ele diferente. Pensar em 1905 para em 2016 podermos incorporar o papel de agentes (sociais) de mudança, aquilo em que Weber realmente acreditava que era o motor de uma sociedade e o fator distintivo que sempre fez a diferença.
O Potencial para a mudança e para a criação de impacto a partir das nossas ações existe já dentro de nós!! Atreve-te!!!
Texto da Autoria de Diogo Rodeiro – Gestor de Conteúdos do projeto sonhadorismo






Leave A Comment
You must be logged in to post a comment.