A vulgarização do termo empreendedorismo levou a que se confundisse erradamente dois conceitos, que embora possam estar próximos podem igualmente nada ter em comum: Empreendedor vs Empresário! È necessário desmistificar esta ideia de empreendedor. È necessário explicar aos nossos jovens que há variadas formas de empreendedorismo. Social, Cultural, Empresarial ou até mesmo pessoal. Alguém que decide que o seu projecto de vida é viajar pelo mundo é um empreendedor. Teve uma ideia, planeou-a, financiou-a e execuou-a!
È preciso também ter noção que antes de desenvolver um projecto de empreendedorismo empresarial há outros quadrantes a desenvolver. Nomeadamente o empreendedorismo social e pessoal! Caso contrário teremos sempre empreendedores / empresários redutores e com visões demasiadamente parciais. Um empreendedor deve-se “construir” desenvolvendo vários quadrantes.
Ninguém nasce empreendedor! Existem sim um conjunto de características inatas, que desenvolvidas através de uma série de experiências resultam num empreendedor. O desenvolvimento pessoal desempenha neste contexto um papel bastante importante. O individuo para se tornar um empreendedor pleno deverá antes ser livre e executar uma série de planos que permitam o seu desenvolvimento integral.
Sonhadorismo Precisa-se!
Leave A Comment
You must be logged in to post a comment.