Recentemente “esbarrei” num conceito simples e por isso mesmo extremamente interessante  “User Innovation”! È fascinante como muitas vezes nos focamos no complexo, e esquecemo-nos de que o mais simples geralmente é sempre a melhor solução.
O conceito “User Innovation” é o que acontece quando alguém desenvolve um produto ou serviço para resolver um problema próprio! Ou seja, problemas quotidianos pessoais e para os quais não encontramos solução “á venda”.
Sempre que alguém se dedica a resolver esse problema que aparentemente é só seu, acaba por descobrir uma solução extremamente inovadora. O passo seguinte será, levados pelo entusiasmo, esses inovadores acidentais começarem a passar a mensagem e rapidamente descobrirem que afinal o problema não era só deles, e que existem milhares ou milhões de pessoas interessadas na “sua” solução!
Daí ao lançamento de uma empresa inovadora e de sucesso é apenas uma questão de tempo.
Foi isso que aconteceu quando um estudante universitário perdeu a sua pen drive e desenvolveu o Dropbox. Foi isso que aconteceu quando dois “empreendedores” falidos, alugaram os seus quartos para pagar uma dívida e desenvolveram o airbnb. Foi isso que aconteceu quando um cego farto de lhe dizerem que não podia ler desenvolveu o Braille. Foi isso que aconteceu quando Steve Nash sem saber o que fazer para entreter os seus alunos de educação física dentro de uma sala, usou o cesto de papeis e inventou o Basquete! Foi isso que aconteceu quando um surfista farto de não poder surfar nos dias “flat”, inventou o skate…..
Os exemplos são inúmeros e estima-se que mais de 50% das grandes inovações tenham sido desenvolvidas a partir dos problemas e necessidades dos próprios utilizadores.
E uma vez que ninguém conhece melhor as nossas necessidades de que nós próprios, TODOS estamos numa posição privilegiada sermos inovadores de sucesso.
Se procuras um caminho para o sucesso que te leve á realização dos teus sonhos, o melhor será talvez focares-te nos teus problemas!
#KeepDreaming