Neste início de ano durante o qual todos nós, com mais ou menos detalhe, fazemos alguns planos ou refletimos no que gostaríamos de concretizar durante os próximos 366 dias, caímos na tentação de associar a esses planos ou reflexões um resultado. Na verdade, o que procuramos é algo que valide o sermos ou não bem sucedidos nesse nosso objetivo.
No caso de querermos fazer uma viagem, será se a realizamos ou não. No caso de ser escrever um livro, será se este será ou não publicado. Ou ainda, se por exemplo, o nosso objetivo ou plano for o de nos inscrevermos no ginásio, será se ficarmos mais fit.
À primeira vista, a associação destes resultados aos nossos planos parece-nos lógica e até necessária para a obtenção dos resultados esperados. Mas ao mesmo tempo pode ser o primeiro obstáculo a que nos dediquemos sequer ao nosso plano. Pode revelar-se o primeiro passo para que possamos duvidar se vale ou não a pena comprometer-mo-nos com esses planos.
Será que vou conseguir o dinheiro, tempo ou companhia para a viagem ? Será que alguém vai querer publicar ou ler o meu livro ? Será que começando a treinar vou conseguir ficar fit ?! Será que vale a pena “perder” tempo com isto ? Estas são dúvidas e armadilhas que a associação de resultados aos nossos planos pode gerar.
E se o fizermos só Porque Sim ?!
E se nos dedicarmos ao nosso plano e a tudo o que está subjacente ao mesmo, Só Porque Sim ? Só porque é algo que eu quero. Só porque é algo diretamente relacionado com os meus interesses. Só porque é algo que mesmo que não se venha a materializar da forma como idealizo, só imaginá-lo, faz-me ficar com pele de galinha ?!
O Poder do Porquê é o que de mais poderoso existe quando pensamos em concretizar algo relacionado com as nossas paixões e o porquê do “Porque Sim” é talvez o mais poderoso de todos, porque elimina as dúvidas, as desculpas e as armadilhas para que não iniciemos sequer o caminho do nosso plano.
Para 2024 aquilo que mais desejo é conseguir ter a coragem de me conectar com planos e projetos que me façam brilhar os olhos…. Só Porque Sim! Para que não haja desculpas às quais me possa agarrar. Estou certo de que independentemente do resultado final, todos esses planos me levarão a pessoas, locais e momentos incríveis!
Bom Ano! … Só Porque Sim 🙂
Texto da Autoria de Rui Loureiro, Mentor do Projeto Sonhadorismo