Seguir os sonhos, viver uma vida mais feliz e realizada, conectados com os nossos interesses e paixões, não fazendo quaisquer concessões nesta caminhada rumo aos nossos sonhos.

Esta é resumidamente a mensagem por detrás do Sonhadorismo. Lido assim de repente e sem grandes reflexões, parece fazer todo o sentido. No entanto e apesar de acreditar que este é mesmo o único caminho para uma vida com significado…. não é fácil! Não se acorda de manhã, olha-se ao espelho e diz-se… agora vou viver única e exclusivamente de acordo com as minhas paixões e interesses e ser feliz! Não é assim porque a sociedade na qual vivemos e que não podemos nem devemos ignorar, não está preparada para tal.

Sentimo-nos muitas vezes culpados por estarmos a dedicar tempo a nós próprios, a aquilo que nos identifica, que diz o que somos e nos faz feliz. Sentimo-nos vulneráveis, ansiosos…sem grandes certezas. Apesar de para nós, este ser o único caminho possível. Se temos família e quem dependa de nós, sentimos que estamos a colocar em risco a sua segurança e estabilidade. No entanto, se não o fizermos estaremos a mentir. A faltar à verdade aqueles que amamos. Se eu não for assim, se não caminhar por esta estrada que acredito ser a verdadeira… quem sou eu? O que sou eu?!

por

 

O sentimento é mais ou menos o de uma vez caídos num planeta diferente do nosso, e começando a chover, abríssemos o guarda chuva e todos olhassem para nós com ar de espanto e reprovação. “Mas está a chover porra! Qual é a lógica de me molhar?!” pensamos nós…. “Tsss olha-me este a abrir o guarda chuva…” dizem os que nos rodeiam. E cada vez que chove e saímos à rua de guarda chuva aberto, somos olhados de lado.

Ou então como se fossemos o único Salmão que ao subir o rio se lembrasse que tinha deixado as chaves na porta de casa, e tivesse de voltar atrás, enfrentando a corrente e os milhares de outros salmões que desesperadamente nadam rio acima.

Então porque continuar nesta luta?! Porque não ignorar as chaves na porta, dar meia volta e seguir alegremente com os outros salmões?!

Porque simplesmente no ADN dos Sonhadores isso nao existe. O que mais importa apesar de todas as vulnerabilidades e incertezas, é sabermos que somos fieis e nós próprios! Fazemo-lo porque sabemos que um dia alcançaremos o que realmente mais importa….. a Felicidade!

Até lá…. #KeepDreaming

Texto da Autoria de Rui Loureiro, Mentor do Sonhadorismo