1. Quem é o Pedro Cruz?
R: Ao contrário do que as pessoas dizem. Acho falar de nós próprios é das coisas mais simples. Acho que ninguém nos conhece melhor do que nós próprios. É um exercício exigente olhar para dentro. Mas, é também um ponto de partida.
Hoje sou pai. Feliz! Mas, cheio de duvidas. Na vida muita da coisa que move são as dúvidas. Sou um eterno insatisfeito por natureza. Não conheço os meus limites. É um desafio constante lidar comigo próprio.
2. Para um miúdo nascido e criado na Figueira da Foz, mais propriamente na vila piscatória da Cova-Gala, marcada pelas atividades da pesca e indústria, a opção pela arte fotográfica poderá não ter sido a opção mais evidente. Como nasceu em ti esta paixão pela fotografia?
R: Eu acho que nunca escolhi a fotografia para a minha vida. Foi um acaso. Decidi com um familiar criar um blog. Ele era péssimo a fotografar. Eu era um pouco melhor. Era o fotografo desse espaço. As coisas foram andando naturalmente. Quando acordei estava em Lisboa ao lado dos “tubarões”. Todos aqueles que via na net, revistas, jornais. Os mesmos que me faziam sonhar.
Hoje, não tenho dúvidas disto. É isto que quero para a minha vida, mas não sou obcecado por essa razão. Eu dou sempre o meu máximo. Vou ficar aqui até as pessoas me quiserem.
3. Muitas vezes aqueles que optam por seguir as suas paixões, trilhando caminhos menos óbvio têm de lidar com a desconfiança e incompreensão dos que os rodeiam. “Tu és maluco” ou “E vais viver de Quê”, são coisas que nos habituamos a ouvir. Isso passou-se também contigo? De que forma lidaste com essas situações?
R: Isso bate-me tudo ao contrário. Dá-me uma força que não imaginam. Eu próprio ás vezes duvido de mim. Mas, também me conheço. Não sou um monstro de força e de vontade, mas tenho disso que nunca viu o sol.
Eu acho que não há impossíveis. Sim! Não foi fácil! Não é fácil. Mas, tenho ao lado a minha família. A base são eles. Não é só por mim que faço isto. É por eles. Meti algumas coisas muito simples na minha cabeça. Algumas que posso partilhar: se é para fazer, então que sejam bem. Transposto isso para tudo na minha vida. Outra é a força e razão que me movem todos os dias: eu sei que não ou melhor fotografo do mundo, mas na minha cabeça quando tenho um trabalho em mãos penso que ninguém pode fazer melhor do que eu. Isso exige de ti ao máximo, e nem sempre é fácil lidar com a desilusão. Mas, é isso que nos faz crescer.
4. O que dirias a alguém que deseja seguir uma paixão, mas que sistematicamente adia por não ter certezas de poder vir a ter sucesso?
R: Se fizeres as coisas com critério, verdade e de coração. Corres o sério risco de ser bem sucedido.
Pedro foi o fotógrafo da onda de Rodrigo Koxa, que conquistou em 2018 o recorde mundial para a maior onda surfada, na Praia do Norte.
5. Quais as tuas maiores fontes de inspiração?
R: A minha família, nomeadamente a minha avó que fazia omeletes sem ovos e a minha irmã que não pode com dois garrafões de água, mas derruba murros.
Hoje, o João, o meu filho dá outro sabor a isto tudo. O melhor.
6. Até ao momento qual a pessoa mais inspiradora que tiveste a oportunidade de conhecer através da tua atividade?
R: Felizmente já conheci pessoas muito interessantes. A minha profissão permite isso. Mas a pessoa que me inspira mais é a a minha “máquina invisível”, o João Serpa. É a pessoa mais capaz que conheço na área.
7. Alguma vez por dificuldades que possas ter tido no início da tua carreira, pensaste em desistir?
R: Nunca! O caminho é sempre mais importante que o fim. E, o importante é caminhar com direção.
8. Qual o Teu maior motivo de orgulho ?
R: Os meus pais. Sou grato por tudo que me deram e que não deram.
9. Se pudesses gritar alguma coisa para o mundo seria?…….
R: Neste momento que vivemos só podemos ter um grito de esperança, de disciplina e de gratidão por todos aqueles que estão a tentar resolver as coisas com os meios possíveis. É uma grande lição o tempo actual.
10. Qual o TEU próximo sonho?
R: Não tenho uma lista de sonhos. Acho que todos queremos ser felizes, se for a fazer o que gostamos. Óptimo! Que sonho!
Obrigado Pedro e ….. #KeepDreaming
Fica a Saber Mais Sobre o Trabalho do Pedro Cruz na sua Página Oficial de Facebook e Blog Oficial
Leave A Comment
You must be logged in to post a comment.